Notícias
Município recebe cerca de 36 quilômetros em implantação, somando redes coletoras, linhas de recalque e interceptores
A Águas de Sinop segue avançando com as obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário no município. Ao longo de 2024, uma das regiões com maiores investimentos tem sido o bairro Florença, onde as obras estão 80% concluídas. Este projeto faz parte de um plano mais amplo de melhorias que a concessionária está implementando.
Nesta fase específica, são executados 17,5 km de rede de esgoto, dos quais mais de 13 km já foram concluídos. A iniciativa visa também a instalação de novas ligações residenciais, atendendo aproximadamente 5.300 pessoas. A previsão de conclusão dessas obras é para outubro de 2024.
Em paralelo, a Águas de Sinop iniciará a instalação de uma linha de recalque, conjunto de tubulações essenciais para o bombeamento do esgoto, seguida pela construção da elevatória Alameda. Esta etapa beneficiará cerca de 13.200 pessoas.
Outro marco importante são as obras do Interceptor, com extensão de 12,7km até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Teles Pires, que estão em andamento. Além disso, a Concessionária iniciou a etapa de terraplenagem do primeiro módulo da ETE Teles Pires, que tem previsão contratual de início de operação, a partir de janeiro de 2026.
O diretor-presidente da Águas de Sinop, André Bicca, destaca a importância dessas obras para garantir a operação eficiente e ininterrupta dos serviços de esgotamento sanitário em Sinop. “Essas iniciativas são essenciais para aprimorar a infraestrutura e atender à crescente demanda da comunidade”, afirma Bicca.
Até a conclusão das obras, a concessionária conta com a compreensão da população em função da interdição parcial de trechos da região. “As medidas necessárias de segurança são tomadas para execução da obra, desde a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI/EPC), até a realização de análises preliminares de risco do local, mantendo assim a segurança de todos; colaboradores e moradores da região”, explica Bicca.
Bicca enfatiza que essas obras vão além dos avanços operacionais, sendo parte integrante do compromisso social e institucional da concessionária: “O investimento busca impactar positivamente a qualidade de vida em Sinop. O acesso ao esgotamento sanitário representa mais qualidade de vida, com dados já comprovados de diminuição de doenças de veiculação hídrica e valorização imobiliária, além de outros benefícios”.
A Águas de Sinop faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Hoje, são mais de 31 milhões de pessoas atendidas com serviços de tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em 505 municípios, do norte ao sul do país.