Notícias
A Águas de Carlinda irá implantar nova Estação de Tratamento de Água (ETA) para reforçar o abastecimento para toda a população. O início da operação da nova ETA está previsto para ocorrer no mês de julho deste ano.
O coordenador da Águas de Carlinda, Iury Kols, explica que a nova ETA terá a capacidade de produção de 72 metros cúbicos por hora de água. “Esse investimento irá dobrar a capacidade atual, além de garantir mais segurança operacional. Em aproximadamente 5 meses, ela já estará operando”, conclui.
Diante da demanda do atual prefeito de ampliação do sistema, a Concessionária, após diversas reuniões junto ao Poder Concedente, definiu as ações planejadas para o ano. Além da nova ETA, entrou em operação, no final de Dezembro de 2023, o novo reservatório de 300 m³, dois novos geradores foram instalados e está em processo de perfuração um novo poço tubular profundo (PTP).
“Essas obras garantirão maior estabilidade ao sistema de abastecimento da cidade. Além do tempo de recuperação do sistema, que será reduzido significativamente, os moradores terão um abastecimento mais otimizado, pois a rede de distribuição terá mais pressão”, explica Iury.
A Concessionária conta com técnicos disponíveis 24 horas por dia para garantir que a população tenha água de forma regular, além de assegurar a qualidade e atender a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina os padrões de água para consumo humano no Brasil. A Concessionária realiza um rigoroso controle no processo de tratamento e distribuição de água por meio de análises em laboratório.
E não poderia ser diferente, já que a Águas de Carlinda é parte do grupo Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Hoje, são mais de 31 milhões de pessoas atendidas com os serviços de tratamento e distribuição de água, e coleta e tratamento de esgoto em 505 municípios, do Norte ao Sul do país.