Notícias
O investimento da obra de mais de R$ 34 milhões da concessionária vai proporcionar um sistema ainda mais moderno e eficiente.
O município de Primavera do Leste receberá uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Ribeirão dos Perdidos. A cerimônia para oficializar o lançamento das obras aconteceu nesta quinta-feira (04.07), com a presença do prefeito Leonardo Bortolin, secretários municipais, vereadores, moradores, autoridades, imprensa e colaboradores da concessionária.
Construída em um local de aproximadamente 40 mil metros quadrados, afastada da área urbana, a nova ETE tem capacidade de tratar 120 litros de esgoto por segundo e atuará com as melhores tecnologias voltadas para o tratamento de esgoto, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental. A obra leva o nome do manancial que receberá os efluentes tratados, o Córrego dos Perdidos.
Segundo o diretor-presidente da Águas de Primavera, Arildo Viana, o montante da obra de mais de R$ 34 milhões da concessionária vai proporcionar um sistema ainda mais moderno e eficiente. “Esta é uma obra que foi planejada priorizando a eficiência e a flexibilidade operacional, com equipamentos modernos que contribuirão ainda mais para o crescimento e desenvolvimento sustentável da cidade. Mais do que uma grande obra, a nova Estação de Tratamento de Esgoto é um verdadeiro compromisso com as futuras gerações e um legado para o município”.
Em seu discurso, o prefeito municipal, Leonardo Bortolin, destacou que esse é um momento histórico que vai garantir melhorias importantes para o crescimento da cidade. “Primavera do Leste cresceu além do esperado e a atual Estação de Tratamento de Esgoto se encontra no perímetro urbano. Os novos loteamentos poderiam ter prejuízos por não conseguirem se conectar à rede de esgoto, além do odor na região. A nova área da ETE é afastada da cidade, é inovadora e sustentável. Era um sonho entregar essa obra e será um marco para a sociedade e o futuro de Primavera do Leste”.
O promotor de Primavera do Leste, Luciano Martins, lembrou que esse compromisso faz parte das ações sociais previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “O Ministério Público iniciou uma discussão junto com o Município e a Águas de Primavera, por meio do TAC. Eles assumiram uma série de obrigações, como a entrega de ampliações nos sistemas de água e esgoto. E até agora, a concessionária e o Município vêm cumprindo com os prazos”, pontua.
A nova ETE deve ser entregue até dezembro de 2025. A atual estrutura, localizada no Jardim Riva será desativada. Primavera do Leste já alcançou mais de 75% de cobertura em serviços de esgoto, benefício que garante a preservação dos corpos hídricos e do meio ambiente, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como turismo e valorização imobiliária.
Acompanhe a Águas de Primavera:
Instagram – @ aguas_de_primavera I Serviços – www.aegeamt.com.br I Canais de atendimento ao público pelo 0800 647 6060 e mensagens de texto pelo WhatsApp.