Notícias
A programação teve início no dia 10 e segue até o dia 22 de março, com palestras e atividades interativas promovidas por profissionais da concessionária.
A Águas de Sorriso realiza, ao longo do mês de março, uma série de atividades educativas em escolas da rede municipal para conscientizar crianças e jovens sobre saneamento e o consumo consciente. As iniciativas integram os programas Saúde Nota 10 e Portas Abertas e fazem parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Enquanto o Saúde Nota 10 trabalha a importância da água tratada e do esgotamento sanitário, o Portas Abertas oferece visitas monitoradas à estrutura da concessionária, permitindo que a população conheça de perto os processos operacionais.
A programação teve início no dia 10 e segue até o dia 22 de março, com palestras e atividades interativas promovidas por profissionais da concessionária. As escolas Gente Sabida, Jardim Amazonas, Francisco Donizeti de Lima, Leonel Brizola e Vila Bela participam da iniciativa, além dos alunos da Escola San Petrus, que visitarão a estrutura da concessionária para conhecer o funcionamento da rede de distribuição. Por meio de um gibi exclusivo da Turma da Mônica com a temática de saneamento, fruto da parceria entre o Grupo Aegea e a Maurício de Sousa Produções, os profissionais da concessionária apresentam de forma lúdica o processo de abastecimento de água e repassam dicas sobre o consumo consciente.
Além das ações educativas, a concessionária reforça os investimentos na ampliação do saneamento em Sorriso. Em 2024, foram realizadas melhorias significativas no sistema de abastecimento de água, beneficiando cerca de 17.400 residências. Entre as principais obras, destacam-se a perfuração de três novos Poços Tubulares Profundos (PTPs), com capacidade de captação de 270 m³/h, suficiente para abastecer 12.500 residências, a instalação de telemetria e válvulas redutoras de pressão para otimizar o abastecimento e a ampliação da rede com 1.540 metros de novas tubulações nos bairros Rota do Sol, Santa Clara, Monte Líbano I e II, Parque dos Poderes, Jardim Paraíso e Condomínio Atlantis Almaclara, beneficio garantido para aproximadamente 5.000 residências.
No setor de esgotamento sanitário, o destaque é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Teles Pires, com capacidade para tratar 90 litros por segundo, que quando em funcionamento vai beneficiar diretamente 60 mil pessoas, moradores dos bairros Rota do Sol, Santa Clara, Jardim Amazônia, São José I e II, Serra Dourada, Jardim Carolina, Santa Maria e Ouro Verde. A ETE possui uma capacidade total de 270 litros por segundo, sendo que neste primeiro momento será utilizada apenas 33% dessa capacidade, mas já se encontra preparada para acompanhar o crescimento populacional da região.
Outra obra essencial para a infraestrutura de esgoto do município é o Interceptor Gonçalves, tendo cerca de 10 km de extensão, ligando o bairro Santa Clara ao sistema de coleta, um total de 10 mil residências beneficiadas com a intervenção. A obra e é considerada um marco na modernização da rede, contribuindo para aumentar a eficiência da coleta e do tratamento do esgoto em Sorriso.
Para o diretor-presidente da Águas de Sorriso, Eduardo Lana, os investimentos garantem maior segurança operacional e avanços no saneamento básico da cidade. “Nosso compromisso é garantir infraestrutura moderna e eficiente, promovendo mais saúde e qualidade de vida. O investimento na ETE Teles Pires e no Interceptor Gonçalves juntos reforçam nossa missão de expandir o tratamento de esgoto e reduzir possíveis impactos ambientais, tornando Sorriso uma referência em saneamento”, afirma.
As ações fazem parte da estratégia da concessionária para garantir a universalização do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, promovendo mais eficiência e sustentabilidade para a cidade.