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Do início do contrato até os dias atuais, empresa já soma mais de R$ 195 milhões em investimentos.
No último domingo, 25 de agosto de 2024, Primavera do Leste comemorou 24 anos de concessão dos serviços de água e esgoto, administrado pela Águas de Primavera, uma empresa da Aegea Saneamento, a maior companhia privada do setor no país. Durante esse tempo, a concessionária tem se dedicado para melhorar a qualidade de vida da população primaverense por meio dos investimentos realizados em saneamento básico.
No abastecimento de água, 100% da população que reside em área urbana, tem acesso à água tratada. O município já alcançou 75% de cobertura em serviços de esgoto, benefício que garante a preservação dos corpos hídricos e do meio ambiente, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como turismo e valorização imobiliária. O desafio é continuar expandindo a rede de coleta, modernizar a rede já existente e aumentar a capacidade de tratamento para devolver à natureza.
Estes números colocam Primavera do Leste acima da média nacional da meta de esgotamento sanitário, onde muitos municípios enfrentam desafios, considerando que mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e apenas 50% do esgoto é tratado em todo o país – e colocam a cidade em vantagem diante das metas ousadas de universalização do saneamento básico, que, de acordo com o Novo Marco Legal do Saneamento, visa atingir 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto até 31 de dezembro de 2033.
Para isso, a empresa vem realizando grande investimentos. Do início do contrato até os dias atuais, empresa já soma mais de R$ 195 milhões em investimentos para aprimorar e expandir os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Para 2024, a empresa planeja destinar mais R$ 34 milhões até o fim do ano em novas obras e melhorias, reforçando seu importante papel no desenvolvimento local.
Entre as ações principais realizadas pela concessionária nos últimos anos estão a modernização dos sistemas de medição de volume de água, instalação de macromedidor, modernização e aquisição de equipamentos reservas, melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s), construção de reservatórios de água, perfurações de novos poços, implantação de redes para a melhoria e regularização no abastecimento em diferentes regiões, expansão da rede de esgoto para novas áreas habitacionais, melhorias no tratamento de resíduos sólidos do esgoto, transposição do Córrego dos Bois para o Córrego Traíras, principal fonte de abastecimento do município, investimentos em automação, além de projetos voltados para a responsabilidade social, com foco na geração de renda e preservação ambiental.
Trabalho duro que leva ao futuro: saiba dos próximos passos
De acordo com o diretor-presidente, Arildo Paulo Viana Júnior, a visão estratégica da empresa tem o objetivo de continuar investindo em novas tecnologias e infraestrutura para garantir que o saneamento básico em Primavera do Leste melhore cada vez mais. “Nos próximos anos, nosso foco será aumentar a eficiência do sistema, visando alcançar 100% na cobertura de esgoto até o final da concessão. Estamos comprometidos em inovar e buscar soluções sustentáveis que garantam o abastecimento de água e tratamento de esgoto para toda a população,” afirma.
Segundo o diretor-executivo, Ítalo Edson de Souza, a área de operação e implementação de projetos tem um forte comprometimento com as melhorias do sistema. “Estamos planejando a modernização completa das nossas estações de tratamento e a implementação de novas adutoras para suportar o crescimento da cidade. A perfuração de novos poços e o investimento em macromedidores são apenas algumas das ações que garantirão que nossos serviços continuem a atender, até mesmo superar, as necessidades da população,” estabelece.
Para a Águas de Primavera tão importante quanto investir em infraestrutura e inovação, é poder promover ações sociais e de sustentabilidade, contribuindo com o fomento da educação ambiental e a preservação do meio ambiente. Tudo isso sem abrir mão dos valores que norteiam todos os passos da empresa: Acessibilidade, Austeridade, Colaboração, Evolução Contínua, Responsabilidade Social e Transparência.