SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Dias de bastante trabalho, empenho e união das equipes; é desta forma que pode ser descrita a força-tarefa criada para solucionar os imprevistos no Sistema de Abastecimento de Água em Matupá, registrados nesta semana. A força-tarefa conta com o trabalho simultâneo das equipes dos setores de Operação, Serviços e Responsabilidade Social.

No primeiro dia deste ano, devido às oscilações na turbidez da água, foi necessário diminuir a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Matupá. Por conta deste fator extraordinário, adicionado ao alto consumo relacionado às festividades de Ano-Novo, o reservatório do município amanheceu com volume menor que o normal.

No dia seguinte, 02 de janeiro, o foco operacional foi a recuperação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), sendo a população comunicada acerca da continuidade da força-tarefa realizada pela concessionária. Para contingenciamento da situação, foi disponibilizado caminhão-pipa e bombas peristálticas para abastecimento das caixas de água dos moradores. “Ainda de imediato, formou-se um comitê técnico para contingenciamento do desabastecimento em Matupá, formado por colaboradores de diversas cidades do Norte de Mato Grosso”, enfatizou o responsável pelo Setor de Operações e Serviços, Lucas Alves.

A equipe de Responsabilidade Social da concessionária foi direcionada para acompanhar o abastecimento dos caminhões-pipas, recebendo as demandas de falta de água abertas pelas comunidades e organizando a logística da operação, priorizando sempre os serviços essenciais (hospital, UPAs e etc). Além do abastecimento, o setor de Responsabilidade Social tem se comunicado constantemente com os usuários, informando-os a respeito dos problemas ocorridos e das tratativas realizadas para normalizar o abastecimento.

O grupo técnico voltado ao tratamento de água acompanhou 24 horas por dia o funcionamento da ETA. Ainda, foram executadas ações para incrementar a produção de água tratada.  Já o grupo de operação ficou responsável por fazer o mapeamento de pressões, visando acompanhar a recuperação do sistema de distribuição de água e realizar melhorias nas redes de abastecimento, além da ativação e da interligação de mais um Poço Tubular Profundo no município.

Quando a recuperação estava para alcançar a normalidade, durante a tarde do dia 02/01, houve o rompimento da Adutora de Água Bruta (AAB), tubulação que transporta a água do corpo hídrico para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Com isso, o abastecimento foi novamente comprometido no município. O rompimento se deu em local de mata fechada e de difícil acesso. “A equipe trabalhou incansavelmente para realizar a manutenção de imediato, sendo esta finalizada na madrugada do dia 03/01”, disse Lucas.

Lucas finaliza repassando que o sistema de abastecimento de água já se encontra em fase final de normalização. “Não são todos os bairros que estão sofrendo com a baixa pressão, somente zonas mais altas da cidade. A associação desses dois acontecimentos extraordinários, de forma sequencial, prejudicou o abastecimento de água no Município. Porém, a Concessionária buscou, em meio ao cenário de crise, realizar novas melhorias no sistema de abastecimento de água e nos processos. Os problemas principais para o ocorrido foram os fatores externos (oscilação da turbidez da água do corpo hídrico somados ao alto consumo nos períodos festivos e o rompimento da AAB). O desafio proporcionado pela soma desses fatores possibilitou a realização de testes de novos processos e tecnologias dentro da companhia, criando-se procedimentos que passarão a ser implementados.”, repassou.

Investimentos

É importante salientar que a Águas de Matupá está investindo de forma constante em novos equipamentos, além de realizar obras e ações que beneficiam toda a comunidade. Em dezembro, a concessionária realizou a aquisição de uma nova ETA, com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva, melhorar a segurança operacional e, principalmente, a garantir a qualidade da água tratada. A nova ETA tem capacidade de 72 m³/h. Esta ampliação será fundamental para aumento do volume de água tratada na Estação, já visando o futuro crescimento populacional do município, além de trazer maior segurança operacional.

 

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.