Notícias
O lançamento indevido de água da chuva e materiais sólidos na rede de esgoto podem causar sérios problemas, como o entupimento e danos na rede coletora. Com a chegada do período chuvoso, aumentam as possibilidades de ocorrências de obstruções e extravasamentos do esgoto em vias públicas, além do risco de retorno para dentro dos imóveis. Por isso, a Águas de Campo Verde reforça que é importante utilizar o serviço de forma correta para que o sistema de esgotamento sanitário funcione com eficiência no município.
O supervisor da Águas de Campo Verde, Siderley Zavodini explica que a rede coletora de esgoto e de águas provenientes de chuvas têm dimensões e destinos diferentes. O material coletado na rede de esgoto é encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a água coletada nas galerias pluviais é destinada aos córregos da cidade. Caso a rede de águas pluviais seja ligada à de esgoto, pode haver sobrecarga no volume do material coletado e provocar a obstrução da tubulação.
“O sistema de esgotamento sanitário foi projetado para receber apenas o esgoto doméstico. As redes de esgoto não suportam o volume da água gerado pelas chuvas e podem causar diversos transtornos, como transbordamento de poços de visita e de estações elevatórias de esgoto, inclusive o retorno de dejetos para os imóveis, além de aumentar os riscos para a saúde pública”, alerta o supervisor.
Para identificar a prática de ligações irregulares de esgoto e de águas das chuvas na rede, que são prejudiciais para o meio ambiente e a saúde da população, a concessionária realiza periodicamente os trabalhos de vistoria no município com a tecnologia de fumacê. Uma fumaça é colocada em um poço de visita (PV) – local de acesso às tubulações da rede de esgoto – e, percorre o caminho inverso ao do esgoto, mostrando os pontos onde acontecem lançamentos indevidos. As residências que lançam a água das calhas na rede de esgoto são notificadas e orientadas para utilizar a drenagem.
Outro cuidado importante para manter o bom funcionamento de todo o sistema de coleta e tratamento de esgoto é não jogar lixo na rede coletora. No dia a dia, é comum as equipes responsáveis pela manutenção retirarem das tubulações resíduos como materiais plásticos, madeira, entulhos de construção, óleos de fritura e restos de comida. Um item indispensável nos imóveis é a caixa de gordura, que retém os resíduos descartados de pias e ralos, evitando que escoem livremente pela rede de esgoto.
Para o supervisor, abordar este assunto é importante para proteger a saúde, o meio ambiente e o bem-estar da comunidade. “O uso correto do sistema de esgoto deve ser uma preocupação de todos os usuários. Contamos com o apoio dos moradores para que não lancem estes materiais na rede de esgoto e ajudem a identificar as irregularidades informando a concessionária”.
CANAIS DE ATENDIMENTO
Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, a população pode entrar em contato com a Águas de Campo Verde por meio dos seguintes canais: atendimento 24h no 0800 647 6060 (ligações de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963. A empresa disponibiliza também o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site da concessionária www.aguasdecampoverde.com.br.
Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Campo Verde no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdecampoverde/