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Os proprietários que não cumpriram com o prazo, terão o fornecimento de água interrompido nos imóveis.

As ligações irregulares de água estão entre os maiores problemas que afetam o fornecimento de água. No município, a Águas de Primavera vem trabalhando fortemente para diminuir os índices de perda de água tratada e aprimorar a eficiência operacional do sistema de abastecimento. Com a campanha “Não Vacile, Regularize”, lançada no mês de agosto, as equipes das áreas Comercial e de Serviços da concessionária realizaram uma fiscalização educativa no bairro Buritis Universitário e encontraram 83 ligações clandestinas em obras, casas e construções, desviando um total de 4.980 m³ de água — o suficiente para encher duas piscinas olímpicas.

Após as vistorias, os proprietários dos imóveis irregulares receberam um prazo de sete dias para buscar a regularização junto à concessionária. “Ao incentivar a regularização das ligações, garantimos uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos. Os usuários que não cumpriram com o prazo estipulado, terão o fornecimento de água interrompido nos imóveis nesta primeira semana de setembro”, reforça o gerente comercial da Águas de Primavera, Daniel Moreira.

“A equipe identificou as ligações irregulares fazendo inspeções em imóveis onde a construção iniciou sem a solicitação de ligação de água regular. O “gato de água”, como é popularmente conhecido, eleva o índice de perdas do sistema, o que gera desperdício e prejudica o meio ambiente, reduz a pressão e causa interrupções no fornecimento, resultando em necessidade de racionamento e aumento nos custos de operação, afetando diretamente cada cidadão que acaba ficando sem água. As irregularidades também podem levar impurezas à rede de distribuição, comprometendo a qualidade da água e trazendo riscos à saúde”, explica Renato Amaral, gerente de serviços da Águas de Primavera.

A Águas de Primavera já mapeou quatro setores prioritários para novas fiscalizações, mas toda a cidade passará pela análise. A concessionária lembra que que toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água é irregular e ilegal e quem as comete pode ser enquadrado no Código Penal Brasileiro pelo crime de furto (Art. 155 do Código Penal).

DENÚNCIA

A concessionária pede a colaboração dos moradores para evitar práticas irregulares, regularizar suas ligações e denunciar possíveis irregularidades, garantindo um abastecimento de água eficiente e de qualidade para todos. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia de ligação clandestina, não tendo necessidade de se identificar.

As denúncias podem ser feitas pelo atendimento no 0800 647 6060 (Call Center e WhatsApp) e aplicativo Águas App, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site www.aegeamt.com.br

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