Notícias
Para melhorar ainda mais a eficiência no sistema de abastecimento, a Águas de Barra do Garças deu início a uma nova etapa de modernização do parque de hidrômetros. Será realizada a substituição de equipamentos antigos ou danificados em diversos bairros da cidade. O serviço é totalmente gratuito e executado por uma equipe técnica terceirizada e qualificada, identificada com uniforme. Os novos medidores instalados pela concessionária são certificados e aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
A iniciativa faz parte do plano de redução de perdas na distribuição de água tratada e com o objetivo de padronizar os aparelhos, proporcionando maior gestão dos recursos hídricos. O supervisor da Águas de Barra do Garças, Rafael Daguila, explica que a substituição dos hidrômetros é necessária para garantir a qualidade da medição, permitir que o morador acompanhe e controle adequadamente aquilo que consome e, ajudar na identificação de vazamentos que não são perceptíveis nas instalações hidráulicas internas e acabam sendo contabilizados na fatura.
“Os hidrômetros medem, continuamente, o consumo de água de um imóvel, residencial ou comercial. Com o tempo de uso, os aparelhos sofrem desgastes e o seu funcionamento fica comprometido. Por isso, logo após a substituição pode ocorrer diferença na medição do volume de água em relação ao equipamento defeituoso. A partir dessa troca, a concessionária terá condições de avaliar os consumos, antes e após a instalação dos novos hidrômetros, identificando a real perda pelo desempenho dos medidores antigos”, pontua o supervisor.
Ele ainda reforça que a responsabilidade de instalação e manutenção dos equipamentos é da concessionária, já a conservação e guarda do hidrômetro é do consumidor. “A concessionária garante a qualidade dos aparelhos instalados na cidade, mas cada usuário também é responsável pela conservação do equipamento em seu imóvel. Em caso de acidentes, quebra ou mau funcionamento, o morador pode sinalizar à empresa para solicitar a troca”.
Levar água tratada de qualidade para a casa dos usuários é uma premissa fundamental para a Águas de Barra do Garças. Para manter a responsabilidade de cuidar da vida das pessoas e do meio ambiente, o abastecimento da cidade segue rigorosos processos de tratamento e distribuição de água por meio de análises em laboratório. O monitoramento de qualidade da água começa desde a captação até a rede de distribuição nos bairros.
CANAIS DE ATENDIMENTO
A população pode entrar em contato com a Águas de Barra do Garças por meio dos seguintes canais: atendimento no 0800 647 6060 para ligações (24h por dia) e/ou mensagens de textos pelo WhatsApp (7h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados). A empresa disponibiliza ainda o aplicativo Águas App e os Serviços Online, que pode ser acessado no site www.aegeamt.com.br
Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Barra do Garças no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdebarradogarcasmt/