Águas de Ariquemes

A empresa ÁGUAS DE ARIQUEMES é a concessionária dos serviços de água e esgoto no município de Ariquemes, em Rondônia, desde maio de 2016.

TARIFAS VIGENTES
CATEGORIA TIPO DE TARIFA LIMITES (M³) ÁGUA (R$/M³) ESGOTO (R$/M³)
RESIDENCIAL SOCIAL* 0 – 10 1,73 0,74
11 – 15 1,73 0,74
16 – 20 1,73 0,74
RESIDENCIAL NORMAL 0 – 10 3,32 1,43
11 – 15 3,66 1,57
16 – 20 4,04 1,74
21 – 25 4,84 2,08
26 – 30 5,54 2,38
31 – 50 6,65 2,86
acima de 50 7,97 3,43
COMERCIAL 01 NORMAL 0 – 10 4,04 1,74
11 – 20 6,49 2,79
21 – 50 8,98 3,86
acima de 50 10,21 4,39
COMERCIAL 02 NORMAL 0 – 10 5,41 2,33
11 – 20 6,49 2,79
21 – 50 8,98 3,86
acima de 50 10,21 4,39
PÚBLICA NORMAL 0 – 10 3,32 1,43
11 – 50 4,04 1,74
acima de 50 7,97 3,43
INDUSTRIAL NORMAL 0 – 10 8,07 3,47
11 – 50 8,42 3,62
acima de 50 8,51 3,66

Reajuste tarifário de 10,05% vigente a partir de 15/06/2019, conforme aprovado pela resolução N°003/AMR/2019.
*Conforme Lei Municipal 2.114/17


Conforme Lei Federal 13.673/2018, apresentamos abaixo a evolução das revisões ou reajustes realizados nos últimos cinco anos

EVOLUÇÃO DOS REAJUSTES TARIFÁRIOS ANUAIS
ANO VIGÊNCIA PERCENTUAL (%) OBSERVAÇÕES
2019 JUNHO 10,05% Resolução 003/AMR/2019
2019 ABRIL 4,50% Resolução 003/AMR/2019
2018 NOVEMBRO 3,48% Resolução 001/AMR/2017
FEVEREIRO 2,19% Resolução 001/AMR/2017
2017
2016
2015

Não houveram revisões tarifárias nos últimos cinco anos.



selo-tarifa-social
DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS

• 01 cópia do IPTU ou documento de posse (contrato de aluguel), que comprove a área construída;
• 01 cópia da fatura de água atualizada em nome do requerente;
• 01 cópia do comprovante de cadastro ou inscrição como beneficiário do Programa de Proteção Social do Governo Federal (Bolsa Família, Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio Gás) atualizado;
• 01 cópia da carteira de trabalho ou holerite;
• 01 cópia da Guia de Recolhimento Previdencial Social (Comprovante aposentadoria / pensão);
• 01 cópia das 06 (seis) últimas faturas de energia elétrica atualizada em nome do requerente.

CONDIÇÕES PARA O BENEFÍCIO (CUMULATIVAMENTE)

• Residir ou ser proprietário de 01 (um) único imóvel utilizado apenas para fins residenciais;
• Estar cadastrado na categoria de consumo residencial, não podendo ultrapassar o consumo máximo de 20 m³ por mês;

Obs.: a concessão da Tarifa Social se limita ao consumo mensal máximo de 20m³ por família e, caso este limite seja extrapolado, passará a ser cobrada a integralidade da tarifa vigente.

• Estar inscrito ou cadastrado como beneficiário do Programa de Proteção Social do Governo Federal;
• Não possuir débito junto à Águas de Ariquemes (exceto aqueles objeto de parcelamento com o pagamento em dia);
• Ter renda familiar de até 01 (um) salário mínimo (nacional vigente). Nos casos de famílias com deficiente ou incapaz que more sob o mesmo teto, a renda per capta se estende a 1/3 do salário mínimo nacional vigente;
• Ser consumidor monofásico de energia elétrica.

Obs.: A concessão do benefício da Tarifa Social será limitada ao percentual de 5% do número total de ligações de água no sistema de abastecimento de água de Ariquemes.

O cadastro tem validade de 01 ano e deverá ser renovado caso preencha os requisitos legais, conforme Lei Municipal 2.114/2017, e que todas as alterações que por ventura vierem acontecer, serão de imediato encaminhadas à Águas de Ariquemes.

Perde o direito ao benefício da Tarifa Social caso:
• haja atraso no pagamento de 03 (três) faturas consecutivas e que, só poderei requerer o benefício 06 (seis) meses após a data de cancelamento;
• for constatado fraude, irregularidade ou infração às Normas dos Serviços de Água e Esgoto e que, só poderei requerer novamente o benefício 01 (um) ano após a data do cancelamento;
• a unidade residencial beneficiada que ultrapasse por 03 (três) vezes o consumo mensal máximo e que, só poderei requerer o benefício 03 (três) meses após a data de cancelamento.


 ÁGUAS DE ARIQUEMES
Rua Canindé, 3.545 – Setor Institucional
CEP: 76.872-872 | Ariquemes-RO

0800 647 6060 (para ligações de telefone fixo)
4020-1038 (para ligações de telefone celular)
(66) 9 9724-2963 (mensagens de texto – Segunda a sexta, das 07h30 às 17h30)
Horário de atendimento da unidade (Segunda a sexta, das 08h às 17h)

OUVIDORIA ÁGUAS DE ARIQUEMES

0800 647 6060 (para ligações de telefone fixo)
4020-1038 (para ligações de telefone celular)

OUVIDORIA AGÊNCIA MUNICIPAL DE REGULAÇÃO

(69) 3516-2122