A Águas Sorriso iniciou neste domingo (9) ações para evitar a proliferação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti em pontos de espera da rede de esgoto no município. O objetivo é evitar que a água da chuva se acumule nos pontos e possam se tornar criadouros do mosquito, transmissor de doenças como a dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Para evitar que a água fique parada nos pontos de espera, as equipes da concessionária estão utilizando areia nas tampas de cada ponto, evitando assim que a água fique acumulada. Bairros como Green Park, Vila Rica, Jardim Botânico, Copenhagen e Florais da Mata foram os primeiros a receber as medidas. A expectativa é de que mais de 800 pontos sejam inspecionados e protegidos na cidade.

“Começamos a estudar os melhores métodos para atuarmos no enfrentamento ao Aedes Aegypti. Nossas equipes inspecionarão por toda a cidade os pontos de rede de esgoto, colocando areia nas tampas para evitar o acumulo de água de chuva. Além disso, faremos a manutenção dos pontos de rede de água que apresentarem vazamentos, evitando assim que a água fique parada e sirva de criadouro”, destacou o coordenador regional da Águas de Sorriso, Tiago Coutinho.

Pontos de espera da rede de esgoto estão recebendo areia para evitar acumulo de água da chuva

A inspeção dos pontos de espera da rede de esgoto tem como objetivo somar às ações de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti no município de Sorriso. A água limpa e parada é o ambiente propício para a reprodução e depósito dos ovos do mosquito. Confira abaixo as principais orientações para se evitar criadouros:

– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Sorriso no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdesorrisomt/

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela Águas de Sorriso, acesse www.aguasdesorriso.com.br

 

Share Button