Para reforçar a importância do saneamento básico, água e esgoto tratado, consumo consciente e preservação ambiental, as concessionárias da Aegea Mato Grosso, por meio da MT01, realizaram durante o ano de 2019, nos doze municípios de atuação sendo eles: Águas de Carlinda, Águas de Cláudia, Águas de Guarantã do Norte, Águas de Marcelândia, Águas de Matupá, Águas de Novo Progresso, Águas de Peixoto de Azevedo, Águas de Santa Carmem, Águas de Sinop, Águas de Sorriso, Águas de Vera e Águas de União do Sul, ações socioambientais nos Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, de cada município. A iniciativa da concessionária contou com palestras e dicas importantes que precisam ser compartilhadas e fazem parte das atividades contínuas de educação ambiental das concessionárias, a fim de orientar e sensibilizar a população para uma postura sustentável.

A responsável pelos projetos sociais da MT01, Hélida Parente, destaca a importância em beneficiar a população com as ações que visa reforçar os cuidados com o meio ambiente. “Nosso principal objetivo é salientar que as práticas sustentáveis do dia a dia podem fazer a diferença em um futuro próximo, mas para isso é importante uma postura sustentável por parte de cada um. Conscientizamos crianças, jovens e adultos para que eles possam disseminar a informação em casa, com os vizinhos, família e amigos e entendam o quão importante é o assunto”, pontuou

O público alvo, em cada município, foram os beneficiários dos programas sociais do governo, de cada CRAS, e as palestras abordaram temas ligados a importância da utilização da água tratada, cuidados com a limpeza da caixa-d’água, que ajuda a prevenir e reduzir riscos de criadouros do mosquito da dengue, dicas importantes para economia diária e combate ao desperdício de água, como por exemplo, ao lavar carro e calçada utilizando mangueiras, não deixar a torneira pingando, banho de no máximo cinco minutos, além é claro de acionar a descarga apenas quando necessário.

Para garantir um bom funcionamento da rede, nos municípios em que o serviço de coleta e tratamento já está disponível, é preciso garantir alguns cuidados, e todas as dicas foram repassadas aos participantes, pois as fossas devem ser aterradas, encerrando a contaminação com o lençol freático, a caixa de gordura é essencial na utilização. A caixa de gordura tem a principal finalidade de conter a gordura da cozinha, principalmente a gordura da pia, pois a mesma não pode de forma alguma ser lançada na rede, ela causa o acumulo da gordura nas paredes internas da rede coletora onde causa o entupimento. Todas as caixas precisam ser construídas ou instaladas de fácil acesso e o mais importante, devem ser limpas periodicamente.

Apenas com o esgotamento sanitário e seu tratamento é possível evitar a contaminação do solo, da água e diminuir o número de doenças hídricas e também a proliferação do mosquito que causa a dengue, febre amarela e chikungunya.

Durante as ações, que beneficiaram mais de 1.200 pessoas nos doze municípios de atuação da MT01, os canais de atendimento das unidades também foram destacados. “Os meios de comunicação das concessionárias foram reformulados para que os usuários tenham mais facilidade em solicitar serviços, informar vazamentos, realizar a emissão de segunda via das faturas entre outros serviços. Buscamos de forma contínua garantir mais comodidade aos nossos usuários, por isso temos o Águas APP, WhatsApp, Call Center e Fanpages no Facebook à disposição dos usuários”, finalizou, Hélida Parente.

Para mais informações dos projetos e ações desenvolvidas pela Aegea MT, acesse www.aegeamt.com.br

Share Button