Para garantir o bom funcionamento da rede coletora de esgoto, a Águas de Sinop orienta a população sobre o uso correto do serviço. A fim de evitar prejuízos ou danos ao meio ambiente e até mesmo para a população, dicas importantes de utilização precisam ser praticadas. Grande parte dos extravasamentos acontecem pela má utilização, ou seja, pelo lançamento indevido de materiais como papel higiênico, plásticos, restos de construção, fraldas, absorventes, madeiras, restos de comida e óleos de frituras na rede de esgoto.

A caixa de gordura é essencial na utilização da rede de esgoto, pois ela irá conter a gordura da cozinha, principalmente a gordura da pia, que não pode ser lançada na rede, ela causa o acumulo da gordura nas paredes internas da rede coletora onde causa o entupimento. Todas as caixas precisam ser construídas ou instaladas de fácil acesso e o mais importante, devem ser limpas periodicamente.

Outra dica importante são os ralos que ficam do lado de fora da casa, os mesmos não podem ser ligados à rede de esgoto. Caso o morador realize essa conexão é possível que o esgoto volte pelos ralos e pias, para dentro da residência, ou seja, todo cuidado é pouco para garantir o uso correto e eficaz da rede. As fossas sépticas devem ser aterradas, encerrando a contaminação com o lençol freático.

O diretor-executivo da Águas de Sinop, Clayton Bezerra, destaca que é preciso consciência por parte da população neste período de chuva, pois água de chuva e rede de esgoto não combinam. “A água de chuva deve ser direcionada para a galeria pluvial. O despejo indevido pode causar sérios problemas, como o entupimento e danos na rede coletora e o retorno do esgoto para o interior dos imóveis”, explica

Em Sinop a conexão e tarifação do serviço está autorizada pelo Poder Municipal e liberada nos bairros Cidade Jardim, Residencial Norte (parte), Jardim Primavera, Industrial Norte (parte), Orquídeas, Jardim das Palmeiras (parte), Jardim das Violetas (parte), Parque das Araras, Jardim das Oliveiras II e Daury Riva.

Nestes bairros, nas ruas onde o serviço está disponível, o morador passou a ter na calçada um “ramal de ligação” à rede de esgoto. É de responsabilidade do morador fazer a conexão das instalações internas da residência a este ramal. As fossas sépticas devem ser aterradas e isoladas para garantir a preservação ambiental.

Já nos bairros Jardim das Cravos, Residencial Vitória Régia, Jardim Europa, Jardim Novo Estado, Santa Rita, Ipê, Jardim Imperial e Kaiabi a rede de esgoto está implantada, porém não está liberada para conexão. Assim que liberada para conexão a concessionária realiza visitas domiciliares para explicar o funcionamento da rede e dar dicas importantes sobre a importância do esgotamento sanitário para saúde pública. Moradores que realizam ligação irregular estão sujeitos a multa, danos ambientais e, em determinadas situações, quando ocorre entupimento na rede, os desejos voltam para dentro das residências

A Águas de Sinop se mantém à disposição de toda comunidade para sanar quaisquer dúvidas sobre a rede coletora de esgoto no município por meio do call center 24h no 0800 647 6060 (para ligações de telefone fixos e celulares), além do telefone, a concessionária disponibiliza ainda o aplicativo Águas APP, disponível gratuitamente para download nos sistemas Android e iOS.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Sinop no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdesinopmt/

Para mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela Águas de Sinop, acesse www.aguasdesinop.com.br

Share Button