Educação ambiental é o caminho para formar cidadãos mais conscientes.

A Águas de Ariquemes lança o Programa Sanear é Viver, a iniciativa busca contribuir com a formação continuada, sendo capacitação em educação socioambiental dos professores da rede municipal de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta edição com conceito mais abrangente, valorizando a cultura e regionalidade.

O programa contou com 45 professores inscritos de diversas escolas municipais, a expectativa é que mais de 3 mil alunos sejam beneficiados. A concessionária tem como objetivo preparar, sensibilizar e orientar os profissionais da área de educação às boas práticas pedagógicas voltadas para o meio ambiente, saneamento básico e saúde.

O lançamento contou com a palestra do diretor- executivo da Águas de Ariquemes e mestre em Química, Robson Cunha, onde de maneira pedagógica falou sobre os pilares do saneamento básico, leis e regulamentações que legislam esse tema e ainda o panorama nacional com índices e apontamentos dos avanços em saneamento.

A diretora de ensino do município, Neidair Mazine, pontuou a importância da parceria que a secretaria de educação já possui com a empresa, desenvolvendo ações e projetos, beneficiando diretamente os alunos e agora também os professores. “Os educadores da Semed estão sempre recebendo treinamentos e reciclagens. O Programa Sanear é Viver vem ao encontro das necessidades e cronograma da secretaria, como forma de incentivo as novas práticas dentro da sala de aula. É satisfatório ver o engajamento de cada professor e o entusiasmo dos alunos”. A diretora de ensino, concluiu afirmando que essas parcerias agregam valor e conhecimento na vida e carreira dos profissionais. “O desenvolvimento é sociointeracionista, o ensino sobre saúde e meio ambiente de modo lúdico é levado para vida toda e repassado para gerações”, finalizou.

“Muito proveitosa esta capacitação, aprendemos e entendemos muitas questões relacionadas ao saneamento básico e suas aplicações. Tenho certeza que os professores irão desenvolver excelentes projetos com suas turmas. Nossos alunos merecem”, contou a coordenadora pedagógica do município, Roselma Loubato”.

PROGRAMA SANEAR É VIVER – O projeto que tem a duração de três meses, incentiva professores a trabalharem em sala de aula assuntos relacionados ao saneamento básico, contribuindo para a conscientização em relação à importância da água e do esgoto tratados para a saúde e meio ambiente, o programa promove um concurso de planos de aula aplicados, alinhando os temas às disciplinas ministradas diariamente, como ciências, língua portuguesa e matemática. Para esse ano, a Águas de Ariquemes irá premiar os professores, indicados pela comissão julgadora. Primeiro lugar levará um computador Notebook, segundo e terceiro lugar aparelhos celulares – Smartphones.

Para mais informações dos projetos e ações desenvolvidas pela Águas de Ariquemes, acesse www.aguasdeariquemes.com.br e fanpage www.facebook.com/aguasdeariquemes.

Share Button