Os alunos do curso de Controle Ambiental do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) visitaram nesta terça-feira (09.07) as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Barra do Garças. A turma conheceu a estrutura que integra o sistema de abastecimento e toda a tecnologia empregada no tratamento da água fornecida pela concessionária no município. A visita faz parte das ações do Portas Abertas, programa de educação ambiental da Águas de Barra do Garças, para que instituições de ensino e outros grupos visitem as unidades de trabalho da empresa.

Na estação, os alunos foram guiados pelo supervisor da Águas de Barra do Garças, Claudemir Braga, que apresentou as etapas de tratamento da água que é captada do Rio Garças, até chegar às residências. Os estudantes ainda tiveram acesso ao laboratório de monitoramento de qualidade para entender como são feitas as análises da água. Além de conhecer os tanques de tratamento, os estudantes também receberam dicas sobre o uso consciente da água.

De acordo com o supervisor, a concessionária reconhece a importância dessa troca de experiências entre profissionais e os estudantes. “Nossa intenção é aproximar os alunos do nosso trabalho e, com o conhecimento adquirido durante as visitas estejam cientes da importância da água tratada para manutenção da saúde e qualidade de vida. Estamos de portas abertas para a comunidade estudantil e outros grupos que tiverem interesse em conhecer o sistema de tratamento de água e de esgoto”.

A professora Larissa da Luz Silva acompanhou a visita e explica que o objetivo da atividade é contemplar a prática da disciplina de Análise de Água e Técnicas de Laboratório II. “Todas as portas que são abertas para que a questão teórica seja aliada com a prática é de suma importância. É de grande valia quando temos empresas no município que nos recebem e proporcionam essa vivência. Os alunos conseguem visualizar e aprendem melhor dessa forma”.

Para mais informações sobre o Programa Portas Abertas e os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdebarradogarcas.com.br.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Barra do Garças no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdebarradogarcasmt/

Share Button