O sistema de coleta e tratamento de esgoto reflete diretamente na saúde e qualidade de vida, desenvolvimento para as cidades e cuidado com o meio ambiente. Em Primavera do Leste, as vantagens deste serviço estão sendo ampliadas com as obras executadas pela concessionária Águas de Primavera, com investimentos aplicados nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE’s) já existentes, na ordem de mais de R$ 2 milhões.

No bairro Buritis, a concessionária realizou melhorias operacionais na Estação Elevatória de Esgoto, investindo em modernização de equipamentos com a substituição do poço de sucção, caixa de barriletes, posto de transformação, além da recuperação e melhorias de gradeamento e caixa de areia. A estrutura atende os bairros Buritis, Padre Onesto Costa, Jardim Florença, Três Américas, Cidade Primavera, Jardim Esperança, Primavera I, II, III e IV.

Com capacidade de bombeamento de 70 litros por segundo, a elevatória do Buritis tem a função de receber o esgoto doméstico nas regiões e, em seguida, bombeá-lo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde será tratado e passará por um rigoroso tratamento para ser devolvido à natureza sem causar poluição ou danos ambientais. A previsão é que a unidade entre em operação no segundo semestre deste ano.

Integrando o conjunto de investimentos, a concessionária também reformou a Estação Elevatória de Esgoto (EEE), localizada no bairro Jardim Universitário. A obra consistiu na substituição do transformador, aquisição de novas bombas, quadros de comando, inversores de frequência (responsáveis pela modulação do funcionamento das bombas), adequação e melhorias no sistema de gradeamento, além da instalação de uma estrutura que permite medir a vazão do esgoto. A capacidade de bombeamento da elevatória de esgoto passou de 30 litros para 75 litros por segundo.

A estrutura garante as condições de atendimento de esgoto para mais de 4.500 famílias dos bairros Jardim Universitário I e II, Parque Eldorado, Poncho Verde I, II, III e IV, São Cristóvão e Cohab Jaime Campos.

De acordo com o diretor-presidente da Águas de Primavera, Themis de Oliveira, os investimentos fazem parte do plano de modernização que compõem o sistema de coleta e tratamento de esgoto na cidade. “Elaboramos um pacote de ações bem planejadas que colocamos como prioridade para execução, contribuindo ainda mais para o crescimento e desenvolvimento sustentável do município e a qualidade de vida da população. Estas melhorias são de extrema importância para continuarmos com o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, garantindo a eficiência e segurança operacional”, ressaltou.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdeprimavera.com.br.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Primavera no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdeprimavera/

Share Button