A campanha “1 Curtir = 1 Kg de Ração” movimentou o público das redes sociais. Em apenas 13 dias, foram registradas 5.038 novas curtidas na página do Instituto Equipav, braço social da Aegea Saneamento, empresa que administra 24 concessões de água e esgoto em Mato Grosso. Como cada curtida no facebook (www.facebook.com/institutoequipav) representava a doação de um quilo de ração, a iniciativa resultou em mais de cinco toneladas de alimentos que serão encaminhados para 15 entidades, abrigos e protetores individuais de seis estados brasileiros (MA, MS, MT, RJ, SC e SP), que prestam assistência a cães e gatos resgatados, vítimas de abandono ou maus-tratos.

Com auxílio dos profissionais da área de projetos socioambientais das unidades do Grupo Equipav e da Aegea, além da indicação dos próprios colaboradores, o IE realizou a triagem e escolha das instituições contempladas. Em Mato Grosso, serão contempladas as entidades Amigo dos Animais (Barra do Garças), SOS Animais (Primavera do Leste), Associação Protetora dos Animais – APAMS (Sinop) e Organização para Proteção Animal de Mato Grosso – OPA (Cuiabá).

A ação foi lançada em outubro, quando é comemorado o ‪‎Dia Mundial dos Animais (4), e transcorreu durante a primeira quinze do mês. O IE também divulgou diariamente informações importantes ligadas à proteção e ao bem-estar dos animais, como incentivos à adoção, posse responsável e apadrinhamento de cães e gatos; alimentação de animais de rua; voluntariado em abrigos; oferecimento de lar temporário e denúncia aos maus-tratos.

O resultado da campanha superou as expectativas. “Ganhamos muito em visibilidade e oportunidades para disseminar nosso trabalho e nossos projetos, mas nosso maior ganho, com certeza, foi a possibilidade de contribuir com a manutenção de ONGs que têm um trabalho tão difícil e importante”, comenta Patricia Menezes, gestora de investimentos sociais do IE.

Ainda que a questão do bem-estar animal não seja uma área onde o IE diretamente atua (os principais focos são os projetos socioculturais e educacionais), Patricia lembra que ação interativa levou mais conscientização, promoveu engajamento e estimulou gestos de solidariedade.

Esta é a terceira edição da campanha. Em 2013, ano de criação do IE, a campanha “1 Curtir = 1 Árvore” resultou no plantio de 2.505 mudas na cidade de Campo Grande (MS) e, em 2014, a campanha “1 Curtir = 1 Livro” doou 659 publicações infantis para entidades dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Confira as entidades contempladas:

Amigos dos Animais – Barra do Garças (MT)

SOS Animais – Primavera do Leste (MT)

Associação Protetora dos Animais de Sinop (APAMS) – Sinop (MT)

Organização para Proteção Animal de Mato Grosso (OPA-MT) – Cuiabá (MT)

Associação Amigos dos Animais de São Francisco do Sul (AMASF) – São Francisco do Sul (SC)

Fiel Amigo – Campo Grande (MS)

Abrigo dos Bichos – Campo Grande (MS)

Centro de Controle de Zoonoses – Timon (MA)

Apaixonados por Bichos – Cabo Frio (RJ)

Vira Lata Vira Vida – Piracicaba (SP)

Associação de Proteção e Bem Estar São Francisco de Assis/Amigos da Mulekada – Matão (SP)

Projeto Cão Feliz – Hortolândia (SP)

Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara (SPASB-SOS) – Santa Bárbara d’Oeste (SP)

Associação Protetora dos Animais de Americana São Francisco de Assis (APAASFA) – Americana (SP)

Protetoras independentes – Americana (SP)

 

Share Button