Alunos de escolas públicas de Primavera do Leste participam nesta segunda-feira (19.10) da formatura do projeto cultural “Cinema no Mato”. A ação patrocinada pelo Instituto Equipav, em parceria com o Ponto CENPRO Faces de Cultura, Teatro Faces, Prefeitura Municipal e Águas de Primavera, tem meta de capacitar e profissionalizar jovens para a produção completa de filmes e vídeos, com temas ligados ao meio ambiente.

A solenidade acontece no Cine Teatro Villa Rica, a partir das 20h, durante a edição do Festival Cinema Verde, onde serão exibidos os curtas-metragens que foram produzidos pelos estudantes e a premiação dos melhores trabalhos, conforme a avaliação de jurados especializados. A produção dos curtas representa a conclusão do projeto-piloto. Os vídeos foram 100% produzidos pelos alunos, sob a orientação dos tutores.

Durante o período de um ano, jovens com idades entre 14 e 20 anos receberam aulas de manuseio de equipamentos cinematográficos, interpretação para TV e cinema, filmagem, direção de arte, fotografia, construção de roteiro, produção, desenvolvimento e edição de curtas metragens de ficção e documentários. Os estudantes participaram de três turmas de oficinas, divididas em dois polos, no bairro Primavera III e no Centro Cultural, sede do ponto de Cultura.

De acordo com o coordenador do projeto e secretário municipal de Cultura, Wanderson Lana, serão 18 prêmios: melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, direção de arte, roteiro, aluno destaque, melhor curta, melhor curta por escolha popular e outros oito prêmios especiais. O júri será composto pela cineasta, roteirista e professora universitária Maria Thereza Azevedo; pelo dramaturgo e cineasta Amauri Tangará e pela atriz Daniela Leite.

Segundo Lana, a iniciativa é uma oportunidade de ampliar as chances de os jovens ingressarem no mercado de trabalho nas áreas de cinema e vídeo. “Foi um projeto incrível e surpreendente. Fiquei muito satisfeito com o resultado dos trabalhos. Os estudantes tiveram o cuidado de produzir roteiros e vídeos com qualidade. Eles ainda descobriram o universo do cinema e já planejam ingressar nessa área como profissão”, ressaltou.

VOTAÇÃO POPULAR – Os curtas-metragens estão disponíveis no site do Instituto Equipav – na galeria de vídeos (www.institutoequipav.org.br/videos) – e também no canal do Cinema do Mato no Youtube. Ao final do vídeo, o público poderá avaliar o resultado e o vídeo com a melhor classificação receberá o troféu Melhor Curta – Voto Popular e ainda o prêmio de R$ 1.000,00. A votação segue até esta segunda-feira (19.10).

Share Button