aguas de sorriso contribui ifmt

A empresa Águas de Sorriso, do grupo Nascentes do Xingu, doou ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato GrossoCampus Sorriso, 1,2 mil metros de tubos hidráulicos (PVC DN 50), que serão instalados na Fazenda Experimental que o IFMT está implantando no município.

A doação marca o início de uma parceria  entre duas grandes corporações: o Instituto que, apesar de novo em Sorriso, tem mais de 105 anos de história, marcada pela tradição no ensino técnico e tecnológico em Mato Grosso; e o grupo empresarial, que é detentor da concessão para o fornecimento de água em 23 municípios mato-grossenses.

De acordo com o gestor da regional norte da concessionária, Danilo Cézar Correia de Almeida, “a Águas de Sorriso vê esse incentivo ao estudo e à educação como de extrema importância, tanto para a formação dos jovens para o mercado de trabalho, como no desenvolvimento da educação para o meio ambiente, para o nosso município e para o nosso estado”. Almeida destaca ainda que a empresa desenvolve outras ações sustentáveis, como o Programa Saúde Nota 10, no qual representantes da concessionária visitam escolas e trabalham ações voltadas à educação ambiental.

A participação da concessionária acontece num momento importante para a história do IFMT em Sorriso. Atualmente o Instituto prepara a Fazenda Experimental para receber um Centro de Estudos Rurais, local que sediará atividades didáticas dos cursos de Técnico em Agropecuária e de Engenharia Agronômica. A tubulação hidráulica doada pela empresa será utilizada para fazer a distribuição de água potável para toda Fazenda Experimental.

Para o professor Élio Barbieri Jr, que coordena os trabalhos de implantação da Fazenda, parceiros como a Águas de Sorriso são muito importantes para a Instituição. “A Fazenda Experimental do IFMT em Sorriso é mais uma conquista da comunidade sorrisense, que contará com mais cursos superiores ministrados na cidade. Já estamos com o curso técnico em Agropecuária com inscrições abertas e em breve será o curso de agronomia. Quando a Águas de Sorriso assume também esse compromisso de ser parceira do IFMT, ela reafirma sua responsabilidade social como uma empresa comprometida com a educação gratuita e com a boa formação profissional ”, comenta.

Além da colaboração da Águas de Sorriso, existe uma intensa mobilização para que o projeto de distribuição de água na Fazenda Experimental do IFMT em Sorriso se concretize. “Recebemos o apoio da empresa Poços Tremea, que doou a perfuração de um poço semi-artesiano com bomba. A Prefeitura Municipal de Sorriso também está diretamente envolvida, e forneceu todo maquinário e a mão de obra necessários para a instalação da rede de distribuição de água”, resume Barbieri.

Fonte: IFMT Campus Sorriso

Share Button