Palestras de educação ambiental estão sendo realizadas em escolas da rede municipal de ensino de Campo Verde para conscientizar as novas gerações sobre a importância do tratamento da água e dos esgotos. A atividade faz parte do Programa Saúde Nota 10, promovido pela Nascentes do Xingu, empresa que administra a concessionária Águas de Campo Verde.

Nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial da Água, que foi comemorado no sábado (22/03), serão visitadas as escolas Dona Sabina Lazarin Prati, Dona Maria Artemir Pires, Monteiro Lobato e São Lourenço e o Centro Educacional Paulo Freire.

Além das palestras, o projeto levará aos estudantes uma peça de teatro e um concurso cultural, que premiará os alunos que produzirem os melhores desenhos, frases e redações sobre o tema “Água e Esgotos Tratados: Saúde para todos”. Os vencedores ganharão prêmios e terão o trabalho publicado em veículos da cidade onde moram.

O diretor-executivo da empresa, José Ailton Rodrigues, ressalta o incentivo do projeto a adoção de hábitos racionais do consumo de água e de preservação do meio ambiente. “O saneamento básico é uma condição básica para garantir mais saúde a população e vamos reforçar essa ideia nos próximos meses com a realização de atividades lúdicas, a fim de sensibilizar ainda mais crianças e adolescentes”, enfatiza.

Para isto, em abril, terá início às apresentações da peça teatral “As aventuras no mundo encanado”. “De forma criativa, a peça ensina que nossos hábitos podem mudar o cenário de degradação ambiental e desperdício de recursos. Por meio da história do mascote Cristalino, as crianças saberão que não podemos deixar torneiras abertas, usar mangueira para lavar carro ou jogar óleo de cozinha ou materiais plásticos na rede de esgotos”, diz Rodrigues.

Sensibilizados sobre a questão, os estudantes serão fiscais dos bons hábitos. “Eles sabem que assim ajudarão seus pais a contribuírem com o meio ambiente e até mesmo com o orçamento familiar, pois reduzindo o consumo, a fatura mensal de água também será menor”, revela o diretor.

A Nascentes do Xingu administra mais 17 concessionárias de água e esgotos em Mato Grosso, além da Águas de Campo Verde. O Saúde Nota 10 faz parte das ações de responsabilidade social e ambiental da empresa e, nos próximos meses, será estendido também aos municípios de Sorriso, Pedra Preta, Poconé, Peixoto de Azevedo, Cláudia, Jauru, Marcelândia e Porto Esperidião.

Share Button